EUA- New York


IMG_0114.jpg

Quem nunca sonhou em passear pelas ruas onde foram gravados diversos filmes que assistimos?

New York é uma cidade vibrante, como já disse, eu ainda prefiro as cidades pequeninas, mas acho que todo mundo tem que conhecer NY. Cidade moderna, que podemos assistir os musicais mais famosos que estão lá por anos, comer bem e se divertir com as pessoas engraçadas e um tanto estranhas espalhadas pelas ruas.

Quando falamos de NYC geralmente estamos nos referindo a Ilha de Manhattan, é nela que estão quase todas as principais atrações turísticas.

Para se deslocar em NYC é muito fácil, pois praticamente todas as atrações turísticas você consegue chegar de metrô, em todas as estações há máquinas que vendem os passes, e se for ficar mais de 3 dias na cidade, a melhor opção é comprar o passe semanal.

O passe semanal também dá direito a andar de ônibus.

Para quem gosta de mais conforto, a cidade dispõe do ônibus que passa por todos os pontos turísticos, não cheguei a experimentar esse transporte, devido a eficiência do metrô.

Temos também os famosos Taxis Amarelos, mas acredite, NYC é uma cidade caótica, o trânsito é terrível, então não sei se realmente compensa. A não ser que você queira experimentar a sensação, para achar um taxi na cidade é muito fácil, na verdade acho que é a cidade que tem mais taxis nas ruas em que já tive a oportunidade de visitar. 

Fui para NYC em setembro, verão intenso, muitas pessoas nas ruas, nos parques, fazendo exercícios, se prepare para algumas pancadas de chuva, nada que atrapalhe o passeio, e até ajuda para aliviar um pouco do calor. Sim, eu ainda quero conhecer o inverno de NY, deve ser maravilhoso!

Uma dica importante que funciona em todos os EUA, nunca se esqueça da gorjeta! Essa prática é muito comum na cultura dos americanos, quando você vai a um restaurante, ela não está inclusa no valor da conta. E para eles, se você não dá gorjeta, significa que foi mal atendido.

NYC tem muitos museus para os apaixonados pela arte, um dos principais deles, é o MOMA (Museu de Arte Moderna), uma dica para aqueles que querem conhecer economizando, todas as sextas-feiras das 4 às 8 PM, ocorre o Target Free Friday Night, o supermercado Target patrocina a entrada gratuita no Museu, se prepare para as filas, mas costuma andar rápido.

A entrada normal, na época em que eu fui era 20 dólares para adulto, 16 para idosos, crianças e estudantes entram de graça.

Mesmo para aqueles que não são muito fãs de leitura, vale a pena uma passada pela Biblioteca pública de NY, a fachada é lindíssima! Assim como a Grand Central, sim é uma estação de metrô que é um ponto turístico! Para chegar na biblioteca, você desce na Grand Central, então já aproveite e conheça os dois lugares de uma única vez!

Sim! A maior sensação de certeza que se chegou a NYC é quando você vê a Estátua da Liberdade!

A Estátua fica na ilha, então para chegar até lá você precisa pegar um barco, na época paguei em torno de 11,50 para chegar até a Liberty Island e ficar aos pés da estátua. 

No caminho você consegue tirar as melhores fotos. O porto para embarcar no Ferry fica no Batery Park, foi lá inclusive que paguei o mico de se vestir de estátua, mas sem nenhum arrependimento, claro! Turista tem que pagar mico mesmo!

Uma dica para economizar, ao lado de onde saem os barcos pagos, fica a Staten Island Ferry, é um barco para quem mora do outro lado da ilha, ele é gratuito e de lá você consegue tirar fotos da estátua, não tão de perto, mas por ser gratuito vale a pena! 

Próximo a Staten Island, fica a Wall Street e o monumento Charging Bull, dizem que se você pegar nas partes íntimas do Bufalo trará dinheiro, não custa tentar né rs 

Outro Museu muito conhecido é o Museu de História Natural, este museu aborda a história de todas as criaturas da Natureza, fauna, flora e minerais. O Museu é muito didático, então tem muitas crianças e estudantes. Possui muitos artefatos de povos primitivos, animais empalhados e extintos. O preço da entrada é 18 dólares, mas o Museu tem um serviço de entrada sugerida, que você paga o quanto quer para conhecer.

NYC é uma cidade para se conhecer a pé, e não existe um passeio mais gostoso de se fazer do que passear pela Times Square, rua iluminada a noite, com muitos edifícios, multidões de pessoas e um transito caótico. Ela é linda em qualquer hora do dia, e precisa ser visitada de dia e de noite. A maioria das lojas ao redor, ficam abertas 24hs, ou pelo menos até altas horas da noite.

A Times Square fica no cruzamento com a Broadway, que é particularmente famosa pela quantidade de teatros que exibem musicais consagrados como: O Fantasma da Ópera, Mamma Mia, Os Miseráveis, O Rei Leão e por aí vai.

Por mais que você não tenha filhos, visitar as lojas de brinquedos também faz parte do programa, conheça a Toys R US, no qual tem até uma roda gigante!

Se nunca foi, conheça também o Museu de Cera Madame Tussauds, lá você pode tirar fotos engraçadas com seus artistas favoritos!

Não tive a oportunidade de ir, mas não deixe de conhecer a Ponte do Brooklin, vou ter que voltar lá, para fazer um passeio agradável pela ponte, que dizem ter uma bela vista da cidade!

Reserve um bom tempo para passear pelo Central Park, você não pode ir até NYC, sem conhecer esse maravilhoso parque que fica no coração da cidade. Prepare os pés, o Parque é gigantesco!

Visite o Memorial do WTC, eu fui exatamente no dia 11 de setembro, tinham muitos repórteres e familiares na região, achei o clima muito triste e pesado. Mas o memorial ficou lindissimo, foi construido um parque muito bonito ao redor, gostei muito.  

Para quem gosta de gastar tem um Forever 21 pertinho! Tem um Shake Shack próximo também, com opões variadas de hamburgueres.

Outro passeio imperdível, é conhecer a famosa e cara Quinta Avenida, ali estão as lojas mais caras do mundo, todas concentradas em uma única rua! Mesmo que sua intenção não seja comprar, vale a pena a visita! No final da Quinta Avenida e início do Central Parque, tem uma loja da Apple subterrânea, fantástica!

Nesta rua você encontra o Empire States Building,de lá você pode conhecer a cidade do alto,  é um dos prédios mais alto de NYC, dentro do prédio tem um restaurante muito bom, aproveite e almoce por lá!

Conheça o Rockfeller Center, onde é montada a maior árvore de Natal de NYC, o mesmo lugar onde as pessoas patinam no gelo no inverno! Ali na região tem muitos bares e restaurantes, aproveite para recarregar as energias, por que com certeza a essa altura você estará muito cansado! 

Fazer compras pode até não ser o principal objetivo em NYC, até por que o imposto lá é mais caro que em outros lugares como Miami e Orlando,  mas é inevitável voltar com algumas sacolas de lá!

Lá você encontra as principais lojas de departamento como a Macy’s, Saks Fifth Avenue e Bloomingdale’s. Lojas de eletrônicos e vídeo como a Best Buy e B e H Photos. Ou as famosas farmácias para comprar cosméticos como a CVS e Walgreens.

Agora se realmente a intenção é comprar, reserve um dia para ir a vizinha New Jersey e conhecer o Outlet Jersey Gardens, nós fomos, e encontramos muitas pechinchas, ainda mais por que o dólar naquela época estava 1,60, ai que sonho!!!!

Comer bem em NYC é uma tarefa muito fácil, existem excelentes restaurantes com preços para todos os bolsos! Acho que de todos os lugares que fui, é o mais parecido com São Paulo para comer, tem todos os tipos de comida, a qualquer hora e por preços variados, então vai depender de quanto quer gastar!

Tentei resumir ao máximo, mas NYC tem muitos lugares e coisas para fazer, então aproveite o máximo, prepare os pés e o coração para conhecer uma das cidades mais famosas do mundo!